Date published: 2026-2-14

1-800-457-3801

SCBT Portrait Logo
Seach Input

ABCA16 Ativadores

Os activadores comuns do ABCA16 incluem, entre outros, a 4-aminopiridina CAS 504-24-5, a genisteína CAS 446-72-0, a forskolina CAS 66575-29-9, o verapamil CAS 52-53-9 e o cloridrato de nicardipina CAS 54527-84-3.

Os activadores químicos da ATP-binding cassette, sub-família A membro 16 (ABCA16) podem envolver esta proteína de várias formas para estimular a sua função. Por exemplo, a 4-Aminopiridina aumenta a libertação de neurotransmissores, o que pode levar a um aumento dos níveis de cálcio intracelular. Este aumento do cálcio pode estimular os mecanismos de transporte de fosfolípidos dependentes do cálcio, activando assim o ABCA16. Do mesmo modo, compostos como o verapamil e a nicardipina, que bloqueiam os canais de cálcio, podem também ativar indiretamente o ABCA16, uma vez que a célula tenta restabelecer a homeostase do cálcio. A progesterona, ao integrar-se nas membranas celulares, altera a fluidez da membrana, o que, por sua vez, pode influenciar a atividade do ABCA16. Esta alteração no ambiente da membrana pode aumentar a capacidade da proteína para transportar substratos através da membrana.

A ativação adicional do ABCA16 pode ser conseguida através da modulação das vias de sinalização intracelular. A forskolina aumenta os níveis de AMPc, que ativa a proteína quinase A (PKA). A PKA pode então fosforilar o ABCA16, levando à sua ativação num contexto de sinalização dependente do AMPc. O 12-miristato 13-acetato de forbol (PMA) funciona através de um mecanismo semelhante, em que ativa a proteína quinase C (PKC), que também tem o potencial de fosforilar e, assim, ativar o ABCA16 como parte da via de sinalização da PKC. Além disso, a genisteína e a quercetina podem modular o estado de fosforilação das proteínas, actuando como inibidores da quinase, o que pode resultar na ativação do ABCA16. Por outro lado, os glicosídeos cardíacos, como a digoxina e a ouabaína, inibem a Na+/K+-ATPase, levando a uma acumulação de sódio intracelular. Isto poderia desencadear uma ativação compensatória dos sistemas de transporte dependentes de sódio, incluindo possivelmente o ABCA16, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio iónico dentro da célula. A atividade do ABCA16 está assim intrinsecamente ligada à homeostase celular e às vias de sinalização, e a sua ativação por estes produtos químicos reflecte a complexa interação entre as proteínas de transporte e os mecanismos de regulação celular.

VEJA TAMBÉM

Items 21 to 11 of 11 total

Mostrar:

Nome do ProdutoCAS #Numero de CatalogoQuantidadePrecoUso e aplicacaoNOTAS